Por Antonio Caprio
Visitando o Praça Shopping (Praça Ruy Barbosa) com meu vice-presidente Don Amadeu Sebastião Pereira e minha filha Drª Fernanda Cristina Caprio, organizadora do blog do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico – IHGG de São José do Rio Preto, o qual presido, ficamos apreciando e admirando por longo tempo os painéis de caricaturas de nossos principais expoentes culturais de S.J.R.Preto, comemorativo dos 163 anos de fundação de nosso município, de criação de nosso artista Lézio Júnior.
Lá estão Dinorath do Valle, Waldemar Verdi, Benedito Birigui, Domingos Marcolino Braile, José Antonio Silva, João Bernardino Seixas Ribeiro, Carol Gattaz, João Moura Bezaria, Paulo Moura, Antonio Natalone, Edson Baffi e Roberto Buzzini, todos lapidados pelo pincel de Lézio Junior como que a cantarem, juntos, os feitos e glórias desta magnífica cidade de São José do Rio Preto que ajudaram e ajudam a construir.
Parecem todos, como numa orquestra e coral, tecer hosanas ao dia 19 de março de 1852, a seu fundador João Bernardino de Seixas Ribeiro, a Luiz Antônio da Silveira com seu pássaro azul e o padroeiro São José das Botas, com seus 438.354 habitantes, vinculado inicialmente a São Bento de Araraquara e depois emancipado de Jaboticabal em 1850, contando hoje com mais de 360 bairros, verdadeiros satélites da sede do 11º município mais populoso do Estado de São Paulo e o 52º do país. Elevam eles, com força e vigor, destaques ao seu comércio, sua indústria, suas artes, ciência, educação, esporte, seus templos, clubes de serviços, entidades das mais variadas filosofias, sua população ordeira formada de jovens e não mais jovens como uma força poderosa que a todos impele para frente como numa locomotiva que se desloca sempre apitando para o passado, se concentrando no presente e acenando para o futuro.
Do primeiro intendente ao atual prefeito, do primeiro presidente da Câmara ao atual chefe do Legislativo, do primeiro juiz, do primeiro delegado, do primeiro momento ao atual, estes cento e sessenta e três anos foram temperados com a força da união de seu povo e seus propósitos e sonhos através das mãos hábeis e cérebros privilegiados de nossas colônias e seus filhos natos e adotivos que por aqui aportaram, moldaram e moldam a Rio Preto de hoje e a esperança de todos no amanhã.
Feliz Lézio em sua arte. Feliz S.J.R.Preto em ter o que e por quem relembrar sua história e o trabalho de seus filhos ilustres. Feliz a empresa que acolheu a ideia da exposição.
Parabéns a todos. Esta a mensagem do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico – IHGG – de São José do Rio Preto manifestada por todos os seus diretores. Parabéns povo de Rio Preto por tão bonita história, geografia e genealogia.