quinta-feira, 14 de março de 2019

PARABÉNS, RIO PRETO!



O tempo é um fenômeno que, embora existente apenas na mente humana, a tudo envolve, cria, altera e destrói, num ciclo que fascina a qualquer historiador. A Biologia o estuda através das mudanças nos corpos vivos. A Geologia se extasia diante das transformações mais interessantes no mundo das rochas e minerais. No campo da Astronomia os telescópios ampliaram os olhos humanos aos confins do imenso universo.

O Historiador, a quem cabe o registro das existências, registra os fatos e vemos 1852 acontecendo no calendário humano, exatamente no dia 19 de março, um grupo de pessoas em torno de um cruzeiro singelo rogando a São José e Nossa Senhora do Carmo que abençoasse uma nova comunidade que nascia. O pássaro azul com Luiz Antonio da Silveira se fez presente na imensa ‘jangal’ e um patrimônio sai da teoria para a prática e nesta prática o mineiro Joao Bernardino de Seixas Ribeiro com seu sonho criativo e inúmeros moradores esparsos que se aglutinariam formando a Rio Preto nascente. Antonio Carvalho e Silva, Carlos Rodrigues Nogueira, Thereza Francisca e Jesus e outros pioneiros emprestam suas ajudas e o lugar se enriquece. O cair das folhas do calendário fez chegar 1855 com a criação do Distrito Policial e de Paz; 1867 e já São José do Rio Preto, deixa de pertencer a Araraquara e se incorpora ao município de Jaboticabal e em 1879, a nascente comunidade ganha foros de freguesia. Chega 1880 e a comunidade ganha suas fronteiras, suas divisas próprias. Ganha corpo físico. Em 1892 ganha sua Paróquia por provisão eclesiástica. Nasce o sol de 1894 e a freguesia se torna município e alcançando 1904 se engalana com foros de comarca.

A política deu seus passos e Luiz Francisco da Silva, em 27.11.1894, assume o cargo de Intendente, cargo que o fazia cumpridor das decisões da Câmara, até então o poder maior da comunidade. Era escolhido entre os vereadores para um mandato de um ano. Só em 1908 o cargo passou a se denominar prefeito, já com mais autonomia e superior ao cargo de presidente da Câmara elegendo-se o Coronel Adolpho Guimarães Correa. Até 1930 os prefeitos eram escolhidos dentre os vereadores e nomeados pelo governo central. A partir de 1947, assumindo em 1948, os prefeitos passaram a ser eleitos pelo voto popular, sendo o primeiro prefeito eleito o senhor Cenobelino de Barros Serra.

O tempo, derrubando constantemente as folhas do calendário, nos faz chegar a 2019, quando São José do Rio Preto registra 167 anos de fundação.

Neste tempo, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico – IHGG de São José do Rio Preto, que tem como objeto maior a preservação histórica da comunidade, vale-se da oportunidade para cumprimentar a todos os cidadãos rio-pretenses de hoje valendo-se deles para homenagear a todos os rio-pretenses de ontem que sedimentaram esta cidade das oportunidades.

Parabéns Rio Preto pelo seu 167º aniversário de fundação.

Prof.Dr.Antonio Caprio - março de 2019

Presidente do IHGG-S.J.R.Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário